URBAN | Aumentar a aceitação social através da jardinagem urbana

O potencial da jardinagem urbana abrange desde o fortalecimento da economia local e a melhoria da qualidade do ambiente nos bairros urbanos até ao aumento da socialização e do empoderamento dos grupos mais vulneráveis. O KMOP – Centro de Acção Social e Inovação, percebendo os benefícios que a criação e manutenção de jardins urbanos pode proporcionar à sociedade como um todo, encontra-se a implementar, em cooperação com cinco organizações da sociedade civil europeia (Portugal, Alemanha, Islândia, Lituânia, Macedónia do Norte), o programa europeu Erasmus+ URBAN – Engaging Youth with Urban Gardening Activities.

O objetivo do projeto URBAN é permitir que os jovens que pertencem a grupos sociais vulneráveis ou que estão em risco de exclusão social sejam ativamente envolvidos, socializados e capacitados. Neste contexto, foi desenvolvido um método educativo inovador para melhorar as competências pessoais, sociais e digitais. O meio para alcançar este objectivo é a jardinagem e a colaboração de jovens que se encontram nas mesmas comunidades locais ou em diferentes países e colaboram remotamente, através de soluções tecnológicas.

Na fase actual do projecto, foi concluída a criação de um Currículo para a formação especializada em jardinagem urbana e inclui o Manual do Formador, que tem como objectivo orientar os Formadores de Jovens na forma de abordar e ajudar os jovens participantes que desejem ser formados no campo das actividades agrícolas em áreas urbanas. Este Manual foi compilado usando dados da pesquisa do material já disponível para a agricultura urbana, bem como da análise de dados para o desenvolvimento do Manual ECO-URBAN Gardening“, que teve lugar nos países parceiros da URBAN e é um guia para a criação de jardins urbanos, abrangendo tanto questões técnicas como abordagens às metodologias de jardinagem urbana.

Além do Currículo, nesta fase do projeto URBAN, também foi concluída a criação do material educativo para o desenvolvimento de cursos de jardinagem urbana para jovens. O Currículo de Formação em Jardinagem Urbana para Jovens é dirigido a jovens que querem aprender mais, trabalhar em rede e participar em actividades agrícolas urbanas.

O material do Currículo e do Manual está disponível na Plataforma de e-learning que foi criada para o projeto. É de salientar que uma inovação particular do URBAN é a oferta de oportunidades de interacção através desta plataforma de e-learning, bem como o desenvolvimento de uma aplicação móvel (aplicação URBAN) – disponível para iOS e Android – que será concluída na fase seguinte do projecto e, entre outras, conterá: i) uma lista de eventos relacionados com a jardinagem urbana em cada país parceiro, ii) uma forma fácil de entrar em contacto com outros jardineiros urbanos, trocar dicas e truques e iii) encontrar iniciativas locais na área da jardinagem urbana.

Sobre o Projeto

A jardinagem urbana é uma forma de estimular dinâmicas positivas e locais e criar um sentimento de comunidade entre as pessoas que acreditam que o meio ambiente desempenha um papel fundamental no ecossistema e na adaptação às mudanças climáticas. Ao participar na criação e manutenção das hortas urbanas, os jovens vulneráveis irão envolver-se, conectar-se  e sentir-se fortalecidos graças aos conhecimentos adquiridos. O principal objetivo do projeto URBAN é encorajar a participação ativa e a educação dos membros da comunidade local – incluindo jovens desfavorecidos e ameaçados de exclusão e jovens locais, por exemplo, migrantes, desempregados de longa duração – através da criação e manutenção de hortas urbanas. Além disso, o projeto elaborará uma estratégia educativa inovadora para ensinar formas de trabalho em hortas a futuros jovens agricultores, por exemplo, a comunicação interpessoal, o trabalho em equipa, gestão e o planeamento.

Para mais informações, pode contactar-nos através do endereço info@urbangardening.eu e no Facebook, clicando aqui

Parašykite komentarą

El. pašto adresas nebus skelbiamas.